Pular para o conteúdo

DYO MAGAZINE #26 | Mike Ruiz

Fotógrafo, ativista, modelo, diretor, jurado, ator… Mike Ruiz dispensa qualquer tipo de apresentação. Nascido em Montreal e criado em Quebec, Ruiz possui ascendência franco-canadense e filipina espanhola e se mudou para os Estados Unidos aos 20 anos de idade para seguir carreira na indústria do entretenimento. 

Mike chegou a trabalhar como modelo por 10 anos e em 1997 participou do filme independente “Latin Boys Go to Hell”. Sua vida mudou completamente após ganhar uma câmera fotográfica de presente no Natal. “Comecei a clicar tudo que estava na minha frente. Mas levei alguns anos antes de perceber que poderia realmente ganhar a vida com meu trabalho”.

A longa lista de celebridades que Mike já clicou inclui Kim Kardashian, Katy Perry, Lewis Hamilton, Cardi B, Ruby Rose, Prince, Taraji P Henson, Penn Badgley, Lakeith Stanfield, Kelly Clarkson e Queen Latifah. Ele também dirigiu vários videoclipes de artistas como Kelly Rowland, Vanessa Williams, Erika Jayne e Rupaul e fez sua estreia na direção de longas-metragens com a comédia “StarrBooty” estrelada por RuPaul.

O canadense chega aos 55 anos sendo considerado um dos principais fotógrafos de celebridades e de moda do mundo. Suas fotos já estamparam páginas de inúmeras revistas internacionais, como Vanity Fair, Flaunt, Interview, Dazed and Confused, Arena, Elle, Vogue e foi colaborador do livro oficial da grife Dolce & Gabbana.

Mike aceitou nosso convite para protagonizar um ensaio exclusivo assinado pelo fotógrafo Bryan Griffin e celebrar a fase de sucesso.

Como e quando você descobriu a paixão pela fotografia?
Estou completando 26 anos como fotógrafo em 2020. Tudo começou quando um amigo amigo me deu de presente uma câmera fotográfica no meu aniversário de 28 anos. Descobri a paixão pelas fotos no momento que abri o meu presente.

E foi muito difícil ganhar espaço em um ambiente tão fechado e competitivo? 
Nunca tive a intenção de fazer sucesso com a fotógrafo quando comecei na profissão. Eu estava tão feliz por ter a oportunidade de clicar e as oportunidades começaram a acontecer rapidamente na minha carreira. Não tive tempo para me preocupar com a competição que rola nos bastidores.

Quais eram seus sonhos profissionais antes disso?
Desde pequeno eu sabia que queria entrar na indústria do entretenimento. Não sabia exatamente em qual área, então tentei de tudo; já trabalhei como modelo e já fiz alguns filmes como ator. Finalmente descobri que a fotografia é o que iria me levar indústria do entretenimento.

Você é conhecido internacionalmente por trabalhar com grandes celebridades. Como você lida com o nervosismo ao tirar fotos?
Eu nunca fico nervoso durante os cliques e tento passar segurança para os meus clientes. Uma das minhas principais habilidades é fazer com que as pessoas fiquem à vontade e deem o seu melhor em frente as câmeras.

Lewis Hamilton, Cardi B, Ruby Rose, Kim Kardashian, Katy Perry, Prince… Sua lista de clientes é enorme. Há alguma celebridade de quem você é fã e gostaria de fotografar?
Eu adoraria fotografar a Greta Thunberg (ativista ambiental). Ela é uma grande inspiração para mim e adoraria ter a oportunidade de conversar com ela.

Você já foi convidado a participar de diversos reality shows, como America’s Next Top Model e RuPaul’s Drag Race. Como é participar de programas tão bem-sucedidos em todo o mundo?
É muito divertido! Adoro participar de novas experiências e desafios. Foi muito gratificante aprender a lidar com a pressão na televisão. Isso também me proporcionou uma grande plataforma para falar amplamente sobre assuntos que são importantes para mim.

Você também é ativista em várias causas sociais e é um nome forte na luta pelos direitos LGBTQ +. Fale um pouco sobre seus projetos.
Tudo começou quando descobri que 20% da população LGBTQ não estavam habilitadas para votar nos EUA. Fique chocado com essa informação! Sabia que tinha que mobilizar a nossa comunidade o mais rápido possível para mudar esses números. Foi então que comecei a campanha ‘FLEX YOUR VOTE‘, com os fotógafos Pat Lee, Ulrich Oehman, Jorge Freire, Abel Cruz, Eric Wainwright, Allan Spiers, Michael Downs e os melhores profissionais do mundo. Nossa intenção é motivar e inspirar as pessoas para votarem nas próximas eleições. A disputa em 2020 será a mais crucial de nossas vidas e precisamos ser positivos.

Também ajudei a lançar a SOCIAL IMPAK, uma loja que causa um impacto positivo nas questões sociais que são importantes para o mundo e destina 10% dos recursos para vários instituições de caridade. Minha coleção apoia duas organizações incríveis e que tenho muita paixão: STAND UP FOR PITS e ALI FORNECY CENTER.

Você também criou calendário PITTIES E PECS e a renda do projeto ajuda a resgatar cães abandonados. Como surgiu essa paixão pelos animais?
Em 2012 eu encontrei e me apaixonei pelo meu cão Oliver. Ele é a razão pela qual iniciei esse projeto que beneficia o resgate de animais; especialmente os cães da raça pitbull, que possuem características e personalidade dóceis e são injustamente alvos de boatos negativos. Essa raça sobre muito abuso, negligência e abandono por parte de seus tutores e o calendário ajuda a levantar fundos para ajudar a combater a tortura e maus tratos. O calendário desse ano vai estar disponível a partir do dia 1º de outubro.

Além de ser um fotógrafo talentoso, seu corpo e beleza chamam muita atenção nas redes sociais. O que você faz para manter a forma?
Essa é uma pergunta complexa. Manter a boa forma aos 55 anos de idade requer prática e a mudança de todo um estilo de vida. Não existe um único plano de exercícios ou dieta que dê resultados imediatos. Tudo depende de muito compromisso, consistência e bastante trabalho duro. É um sacrifício que deve ser feito.

Você tem milhares de fãs no Brasil. Você já visitou nosso país? Quer deixar uma mensagem para seus seguidores brasileiros?
Já fui ao Brasil algumas vezes, já visitei duas vezes o Rio de Janeiro e também já conheci Salvador, na Bahia. Eu amo muito o país e os homens brasileiros são tão bonitos. Muitas vezes as pessoas acham que eu também sou brasileiro e sempre considero isso um grande elogio. E eu quero agradecer mandar um enorme abraço carinhoso para todos os brasileiros que gostam do meu trabalho. Espero visitar o Brasil assim que a pandemia acabar.

pt_BR
pt_BR